SLIDER

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Viagem ao estado do Maranhão

Já que é verão, Janeiro e o clima é mesmo de férias (até nós ficamos ausentes por um tempo!), vamos falar um pouquinho sobre viagem. Claro, sobre o Maranhão, estado que inspirou nossa coleção e que exploramos por quase um mês no ano passado.

É uma região maravilhosa que ainda tem pouca movimentação turística, apesar da diversidade de paisagens e atrações. Fizemos um roteiro percorrendo o estado de sul a norte e no mês de julho que é o mais indicado pelo clima agradável e sem chuvas.


Chapada das Mesas
A Chapadas das Mesas, no sul do Maranhão, é destino must go pra praticar ecoturismo. O Parque Nacional da Chapada reserva destinos maravilhosos com cachoeiras, grandes chapadões, poços de água transparente e um cenário verde-azul maravilhoso. E claro, muita aventura em rapel, trilhas, tirolesas, etc.

A hospedagem fica por conta da charmosa cidade Carolina, município mais próximo das principais atrações da Chapada. 





Como guia turístico, a gente indica o pessoal  da empresa Cia do Cerrado, que é a pioneira na região. Passeios indispensáveis: cachoeira do São Romão/ Prata, um dia de aventuras no Santuário de Pedra Caída + passeio na belíssima cachoeira do Santuário e passeio ao Poço Azul e Encanto Azul.  

São Luís
O centro histórico de São Luís expira inspirações! Não é à toa que a cidade é patrimônio histórico da humanidade, pela riqueza da arquitetura, pela quantidade de história e cultura das ruas e construções e pelo valor de tudo isso junto!

A gente indica um dia de passeio pelo centro histórico e outro até Raposa. A cidadezinha próxima à capital concentra belezas naturais e artesanais, nas mãos valiosas de artesãs da renda de bilro.


Na capital, não deixe de procurar um espetáculo cultural do bumba-meu-boi, dança típica do Maranhão. No mês de julho, há apresentações no Vale Festejar

Lençóis Maranhenses
Não gaste mais do que três dias na capital porque ali perto tem paisagens que valem mais a pena! A pouco mais de duas horas de São Luís está a cidade de Barreirinhas,  uma das entradas para os Lençóis Maranhenses.

A paisagem de dunas + lagoas de água morna, transparente e doce é pra ninguém botar defeito! Dá vontade de chorar de tanta beleza ao visualizar os Lençóis pelo passeio da Lagoa Bonita! E aqui a gente desmente quem diz que o passeio à região é cansativo e exige muito preparo físico. Nada disso. As agências de turismo realizam os passeios somente nos horários menos quentes do dia (começo da manhã ou fim da tarde) e o turista só anda o que quiser! Se desejar, pode escolher a primeira lagoa que avistar e ficar por ali curtindo a água.

Passeios indispensáveis: ver o pôr-do-sol nos Lençóis pela Lagoa Bonita, fazer o passeio de um dia no quadriciclo pelos Pequenos Lençóis, subir o rio Preguiça de lancha até Caburé. Pra quem quer gastar mais tempo na região, é interessante ficar alguns dias em Atins, outro município de entrada aos Lençóis.

A gente indica demais: a Pousada Sossego do Cantinho. Tem hospitalidade incrível, chalés super confortáveis, cozinha deliciosa e um jardim com direito à praia privativa no Rio Preguiças! E bem ali pertinho tem o artesanato do povoado, que fica na beira do rio, onde tem coisas lindas, feitas da palha do buriti.

























Não fique menos do que quatro dias na região dos Lençóis, tem muitos passeios e um custo/ benefício que vale a pena!

E aí, malas prontas para o Maranhão?!

Um comentário:

  1. Eu já tinha vontade de conhecer os lençóis Maranhenses, agora aumentou!!! Que lindoooo!

    ResponderExcluir